Como fazer a lista de convidados da festa do meu filho

images

Quando decidimos dar uma festa, logo começamos a pensar em quem vamos convidar, afinal de contas a parte mais importante da festa são as pessoas. Para você não errar no número de convidados e não deixar ninguém importante de fora, separamos algumas dicas para te ajudar a elaborar sua lista de convidados sem estresse. 

1- Para definir a lista de convidados você deve pensar primeiro em qual local será a festa do seu filho. Será em casa? Será em um buffet?  Será em um buffet infantil só para crianças?  São questões importantes e que definirão o tamanho da sua festa e os seus gastos. Não esqueça que no orçamento deve constar itens como decoração, lembranças, bolo, doces, balões, personalizados e outros.

 2 – Com o local definido você poderá ter uma idéia de quantas pessoas poderá convidar. Não esqueça de levar em consideração o tamanho do local para ter espaço de circulação entre as mesas. 

3 – Agora você já pode fazer sua lista.  Comece por aquelas pessoas que não podem ficar de fora de jeito nenhum, como família, padrinhos e amigos próximos. A partir daí, defina uma hierarquia de importância de seus convidados.  Uma ideia é colocar as crianças separadas e por gênero, que já vai facilitar a visualizar a quantidade de lembrancinhas. A idade delas também, já que alguns buffets cobram a partir de 2 ou 3 anos.

4 – A confirmação de presença, ou RSVP (abreviação de Répondez S’il Vous Plaît, que quer dizer ”responda por favor” em francês) é uma boa forma de ter uma noção de quantos dos seus convidados irão comparecer. Envie o convite com antecedência e peça uma resposta breve. Vejo muita gente dizendo que precisa dessa resposta para definir tamanho do bolo, lembrancinhas, personalizados, etc. Mas se você enviar o convite muito próximo da festa, esqueça isso, pois a uma altura dessa não dará tempo de mudar mais nada. As empresas precisam de 15 a 30 dias de antecedência para providenciar as encomendas. O que você ainda conseguirá alterar será o buffet.

5 – Não faça substituições. Pode ocorrer de alguém decidir ir ou esquecer de confirmar e, no dia, terá mais convidados que o previsto.

6 – Quando a festa for em buffet, é sempre bom mandar no convite as senhas individuais. Isso evita de pessoas levarem terceiros, que é deselegante e causa custos adicionais. Outra questão é, se você tem um amigo que poderá se sentir deslocado na festa, por não conhecer os demais convidados, pense na possibilidade de enviar uma senha para que ele leve um acompanhante. É uma gentileza.

7 – Não concordo de forma alguma de convidar somente o amigo sem levar em consideração a família dele. Acho desrespeitoso e deselegante. É casado e tem filhos, convide todos.

8 – Convidar amigos de trabalho, amigos dos avós e seus amigos distantes é obrigatório? Não! Você tem que convidar quem convive com seu filho, quem se importa com ele. Agora se você tem orçamento para esses convites extras veja a possibilidade. Sempre lembrando do tamanho do espaço de onde acontecerá a festa.

Gostaram? Ufa! Quem disse que organizar uma festa não dá trabalho! A lista de convidados é um dos itens mais trabalhosos da organização.  Espero que com essas dicas você tenha clareado um pouco as suas idéias.

Dúvidas ou sugestões? Deixe aqui.

@soumaegeek

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s